A relação entre o consumo de Cannabis e a prática de escutar música não é nenhuma novidade, porém, a banda de ska punk e reggae Slightly Stoopid levou isso a um outro nível.

O grupo está desenvolvendo o primeiro LP fumável do mundo. Por mais absurdo que possa parecer, a banda tem se esforçado bastante para lançar um disco feito de puro haxixe trazendo uma versão de “Dabbington”, a faixa de abertura do seu disco mais recente, Meanwhile…Back at the Lab (2015).

Primeiro, foi feito um protótipo que soava bem, mas que não pôde ser fumado pela equipe técnica que está trabalhando com a banda. Um segundo modelo foi feito, mas seu som ficou ruim e, agora, finalmente, os técnicos chegaram a um terceiro e definitivo modelo que deve ser colocado à venda ainda em 2017.

Como você pode imaginar, essa brincadeira toda não foi nada barata. Para fazer apenas um disco, foi necessário usar cerca de US$6 mil de bubble hash (uma variedade de haxixe super resinosa que borbulha quando é queimada). Outros US$1 mil foram gastos para transformar essa pequena montanha de haxixe em um disco, que foi masterizado no estúdio Capsule Labs.

“Nós queríamos fazer isso para chamar atenção para a legalização [da Cannabis]”, explicou à Billboard dos Estados Unidos Jon Phillips, técnico da Silverback Music, a equipe que está desenvolvendo o produto. Considerando que quem comprar o disco irá acabar o fumando mais cedo ou mais tarde, esse não é um álbum fabricado para ser guardado a vida inteira. “Não é algo que você vai ficar botando no seu toca-discos várias e várias vezes”, disse Phillips, “é uma obra de arte”.

lphash3

lphash2

lphash4

Ainda não há detalhes sobre a data de lançamento nem sobre como esse disco será vendido. 28 estados dos Estados Unidos já regularam a venda de maconha (seja para fins medicinais ou recreativos) e é provável que a venda se restrinja a esses locais. O Slightly Stoopid também pretende lançar uma marca de bubble hash para ser comercializada entre as lojas especializadas no ramo. Parte dos seus lucros serão doados para pesquisas médicas ligadas ao estudo do câncer.

Lembrando que o grupo está agora mesmo em turnê pelo Brasil. No dia 24, o show é em Curitiba; dia 28, em Belo Horizonte; e, dia 29, em São Paulo.